
Módulos Monocristalinos x Policristalinos: quais as diferenças?
Para essa edição do blog, vamos explicar as diferentes qualificações e limitações dos painéis solares policristalinos e monocristalinos. Antes, também vamos indicar quais são os principais componentes que compõem a geração de energia solar, para que você entenda a importância dos módulos no sistema fotovoltaico:
- Módulos ou painéis fotovoltaicos: absorvem a irradiação solar na forma de corrente contínua;
- Inversor: converte a energia gerada pelos módulos, de forma a ficar igual à energia da rede elétrica, de corrente contínua para corrente alternada;
- String Box: protege o inversor contra surtos de tensão e permite o seccionamento do lado dos módulos para manutenção;
- Quadro de proteções AC: permite o seccionamento do lado da rede para manutenção, além de ser mais uma proteção para o inversor contra surtos de tensão;
- Cabos: estendem a conexão entre os módulos e os demais componentes do sistema;
- Estruturas de sustentação: permitem a correta fixação dos módulos ao telhado ou solo;
- Medidor bidirecional: mede consumo e geração de energia elétrica.
Os inversores e os módulos são os mais importantes componentes no sistema fotovoltaico. Hoje, vamos entender a diferenciação entre os módulos policristalinos e monocristalinos.
Módulos Policristalinos
Os módulos policristalinos são compostos de fragmentos de cristais de silício que são fundidos em blocos, preservando a formação de múltiplos cristais. As placas de silício fundido são cortadas no tamanho do módulo fotovoltaico. A vantagem deste módulo é que tem ótimo aproveitamento da utilização da matéria-prima, visto que aproveita fragmentos de silício, o que reduz o custo do módulo.
Uma das desvantagens é gerada justamente pelo processo que une pequenas partículas de cristais de silício, limitando a eficiência do painel, que é em média de 14 a 20%. Isso é devido a menor pureza do polisilício. E a outra é a questão de espaço, pois se produzirá menos watts por hora por m², precisando de uma área maior de módulos para gerar a mesma quantidade de Watts/m² que o painel monocristalino.
Módulos Monocristalinos
Os módulos monocristalinos possuem um único cristal de silício ultrapuro. Este é fatiado em forma individual e tipicamente arredondado, tratado e transformado em células fotovoltaicas. Possuem cor uniforme e podem ser reconhecidos olhando de perto. É a tecnologia mais antiga utilizada na produção de módulos fotovoltaicos e possui a eficiência mais alta dentre as tecnologias comercialmente viáveis atualmente, em média entre 15% e 22%. Como possuem uma eficiência mais alta, ocupam menos espaço físico e geram mais energia elétrica.
A desvantagem seria o preço. É mais caro para ser produzido devido ao processo de fabricação, que é lento, mais preciso e gera mais desperdício de matéria-prima comparado como o policristalino.
Resta lembrar que ambos possuem durabilidade semelhante, com as mesmas garantias fornecidas pelos fabricantes. Também vale observar que ambos exigem os mesmos cuidados com a instalação como espaço sem sombras, direcionamento, inclinação, temperatura.
Melhorou seus conhecimentos sobre esses dois módulos? Entre em contato agora mesmo e faça seu orçamento conosco: www.sonnergie.com.br | (45) 9 8406-0164 | (45) 3038-5664.